Evento é a maior competição voltada para atletas com deficiência de São Paulo.
Itaquaquecetuba conquistou um resultado histórico no esporte paralímpico ao se tornar campeã do atletismo masculino nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp) 2025 – 2ª Região, competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
O evento reuniu mais de 600 atletas de todo o estado, se consolidando como a maior competição paulista para pessoas com deficiência.
Com um total de 14 medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, Itaquaquecetuba somou 131 pontos na classificação final, superando cidades tradicionais no atletismo paralímpico como Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarulhos, Taubaté e Jacareí.
Entre os destaques da equipe, Isaque dos Santos Ligeiro, conquistou ouro nos 800m, 400m e 200m; Regina Alves Moreira foi campeã no dardo, peso e disco; João Vitor de Moraes no ouro nos 1500m e prata nos 400m e 100m; Arthur Oliveira Rego conquistou ouro nos 200m e prata nos 400m; Wellington Vieira da Silva foi ouro no dardo, disco e ouro técnico no dardo na segunda categoria; Wesley Roberto Lima de Souza levou ouro no dardo, prata no disco e bronze no peso; já Gilson Almeida Siqueira foi ouro no dardo, prata no disco e bronze no peso; e Gabriel Henrique dos Santos com ouro no disco, prata no dardo e bronze no peso.
A equipe foi comandada por três professores, que celebraram a conquista com emoção e orgulho. “O resultado consolida a cidade como uma das principais potências do atletismo paralímpico paulista, reforçando o compromisso com a inclusão, o esporte e a superação por meio do movimento”, disse o secretário de Esporte, Fabiano Novais.
“Parabenizo todos os atletas e toda a equipe técnica por esse feito histórico. Itaquá mostra, mais uma vez, que a dedicação, a superação e a inclusão caminham juntas”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

