Projeto ‘De Férias na Praça’ leva esporte e bem-estar à Praça da Cidadania em Itaquá

Iniciativa oferece campeonatos esportivos, atividades de promoção à saúde e oficina ambiental.

A Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba será palco do projeto “De Férias na Praça” de esporte, bem-estar, sustentabilidade e participação comunitária. A iniciativa oferece campeonatos esportivos presenciais e digitais, atividades de promoção à saúde e uma oficina ambiental inspirada no projeto Cidades Comestíveis.

Entre os destaques da programação está a Copa Cidadania E-Sports FIFA 26, que acontece neste sábado (24), a partir das 9h30. Voltado principalmente ao público jovem, o campeonato de videogame promove a integração social, a competição saudável e a conscientização ambiental. A participação é feita por inscrição (cutt.ly/5tzyVeN6) até esta quarta-feira (21) mediante a doação de quatro garrafas PET e 20 tampinhas.

Já no dia 31, a partir das 14h, será realizada a Copa Cidadania de Basquete 3×3 2026, iniciativa que reforça o papel do esporte coletivo na ocupação dos espaços públicos e no fortalecimento do engajamento comunitário. A inscrição também é solidária (cutt.ly/NtzyVPbW), mediante a doação de materiais recicláveis. “É um projeto que aproxima a comunidade dos espaços públicos, além de incentivar a convivência e a consciência ambiental”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social do município, Mila Boigues.

A programação conta ainda com a Oficina de Horta Comunitária – Cidades Comestíveis, que será realizada no dia 28, às 11h30. A atividade incentiva o aproveitamento de áreas urbanas para o cultivo de alimentos, promovendo a alimentação saudável, a sustentabilidade e o fortalecimento do vínculo entre os moradores e o território.

Com foco no bem-estar e na qualidade de vida, o projeto oferece aulas gratuitas de zumba, realizadas todas as segundas e terças-feiras, das 7h às 7h50, promovendo saúde, movimento e convivência comunitária para pessoas de todas as idades. “A programação demonstra como a atuação integrada do poder público pode transformar os espaços da cidade em ambientes vivos, com atividades que estimulam o esporte, a cultura e a cidadania”, disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Para a Oficina de Horta Comunitária – Cidades Comestíveis e as aulas de zumba, as inscrições devem ser realizadas presencialmente na Praça da Cidadania (avenida Gonçalves Dias, 685 – Marengo) ou pelo WhatsApp (11) 96396-4181. “Queremos que cada morador se sinta parte da cidade. O projeto é sobre acolher, criar memórias, oportunidades e mais qualidade de vida para todos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.