Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, cidade de meio milhão de habitantes, está na 34ª posição do estado paulista em geração de emprego. Com 2.680 postos de trabalho criados de janeiro a novembro de 2025, o município é destaque entre as 645 cidades paulistas e, em especial, no seleto grupo dos 50 maiores empregadores do estado. Investimentos em Infraestrutura, para tornar Itaquá mais atrativa às empresas, e programas de intermediação de mão-de-obra têm contribuído para a maior inserção de moradores no mercado laboral, na avaliação do prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL).
Os dados são do Governo de São Paulo. Para se chegar as 50 cidades que mais criaram vagas de emprego em 2025 no estado, foram utilizadas informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No topo do ranking estão São Paulo-SP (163.283 vagas), Osasco-SP (27.588 vagas) e Barueri-SP (14.196 vagas) – ocupando a primeira, a segunda e a terceira colocação, respectivamente. Da Grande São Paulo e com quase meio milhão de habitantes, Itaquaquecetuba, com a criação de 2.680 empregos no ano passado, ocupa a 34ª posição, à frente, inclusive, de municípios com vocação industrial e de serviços, como Diadema-SP (35ª), com 2.615 vagas, Franco da Rocha-SP (43º), com 1.826, e Paulínia-SP (46º), que fechou o período com 1.776 novas oportunidades.
No Alto Tietê, Itaquá também se destaca no levantamento da Agência São Paulo. Entre as 11 Prefeituras da região, a administrada por Boigues figura entre as três que mais geraram emprego em 2025.
Avanços
Reeleito para o segundo mandato, nas eleições municipais de 2024, já em primeiro turno, com 92,9% dos votos válidos – sendo o prefeito mais bem votado no Brasil entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, Boigues destaca a logística local de Itaquaquecetuba como um dos pontos fortes para atração de novos empresas e negócios:
“Nosso município tem localização estratégica e privilegiada. Tem acesso facilitado às rodovias Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116) e proximidade com o trecho leste do Rodoanel Mário Covas. A estratégia de nossa gestão é potencializar o que temos de melhor e planejar a cidade de forma que ela possa atrair cada vez mais empreendedores e, assim, oferecer mais postos de trabalho para quem mora aqui. Para tanto, investimos em frentes que são levadas em consideração pelo empresariado: boa iluminação, asfalto de qualidade, manutenção constante das vias e segurança”, lista o liberal.
Neste sentido, somente a articulação da gestão de Boigues para a criação do Feirão de Emprego, em parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG) – Polo Itaquá, garantiu a oferta de 2,5 mil vagas, oriundas de 34 empresas.
Organizado em outubro passado, o evento aproximou quem estava à procura de uma recolocação no mercado de trabalho com os empregadores, como destaca o prefeito-delegado:
“Mais do que gerar novas vagas e oportunidades, queremos que nossos munícipes sejam contratados, aqui, em Itaquá. Isso aquece a Economia local e, consequentemente, aumenta a demanda no comércio e no setor de serviços da cidade”, avalia o político.
