Avaliação permite identificar os níveis de aprendizagem
Com a aproximação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba está intensificando os preparativos e as ações de mobilização voltadas aos 5 mil estudantes dos 5º anos que participarão da prova. A aplicação dos testes e questionários vai ocorrer entre 20 e 31 de outubro.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que mede a qualidade da educação básica no Brasil. O sistema identifica os níveis de aprendizagem e os fatores que influenciam o desempenho escolar.
Os resultados do Saeb são fundamentais para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento das práticas pedagógicas. Também compõe, junto ao Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade educacional no país. Em Itaquá, a avaliação tem papel estratégico na construção do Ideb municipal, que atualmente registra nota 5,9.
Como parte das ações de engajamento, foi lançada uma campanha especial com a participação do mascote Léo Taquá. O personagem está visitando as escolas, especialmente as turmas do 5º ano, distribuindo adesivos personalizados e incentivando os estudantes a comparecerem e se dedicarem à prova.
Estudantes dos 2º anos, das redes municipal e estadual, também participarão da avaliação, mas de forma amostral. Além disso, nesta sexta-feira (17), será realizada a reunião de pais e mestres para reforçar junto aos responsáveis a importância da aprendizagem e da frequência escolar das crianças.
“A educação é uma das maiores prioridades em Itaquá e o Saeb é uma oportunidade de mostrar o quanto nossos estudantes estão avançando. Estamos trabalhando com muito empenho para garantir que as crianças estejam preparadas, motivadas e confiantes”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Saresp 2025
As ações ocorrem também para impactar no desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2025. Trata-se de uma avaliação externa anual aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede pública e privada de ensino básico.
Os resultados ajudam a identificar áreas de melhoria nas escolas, orientar políticas públicas educacionais e fornecer informações para o planejamento pedagógico e a gestão da qualidade do ensino.
Para os estudantes dos 2º e 5º anos, as provas serão aplicadas no dia 18 de novembro e terão como foco dois componentes curriculares: português e matemática. Os estudantes realizarão a avaliação no mesmo turno em que estão matriculados, com duração máxima de 3h30 para responder às 32 questões de múltipla escolha.
Avaliações municipais internas
O Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI) também desempenha um papel fundamental na preparação dos estudantes. Apesar do Saeb e Saresp serem avaliações externas, a equipe municipal atua e acompanha de perto todo o processo.
O CMAEI é o órgão responsável por coordenar e implementar ações voltadas à melhoria da qualidade da educação no município, operando diretamente na elaboração de instrumentos avaliativos que permitem diagnosticar o desempenho dos estudantes e compreender a realidade educacional local.
Além disso, o centro promove estudos, pesquisas e monitoramentos que identificam necessidades específicas de cada estudante e avaliam o impacto das estratégias pedagógicas adotadas na rede municipal.